Saiba o que a falta de água no organismo faz ou deixa de fazer!

A gente sabe desde criança que é muito importante beber água e como ela é fundamental para que o nosso organismo se mantenha hidratado e funcionando bem. A água é capaz de prevenir diversas doenças e a falta dela pode ser muito prejudicial para a nossa saúde, algo inadmissível para algo tão básico como beber água.

Muitas pessoas não têm essa consciência da importância de beber água todos os dias, ainda mais porque não sabem da importância do papel da água no nosso organismo. Mesmo que muita gente ignore essa questão, boa parte dos nossos problemas de saúde podem se desenvolver por conta da falta de hidratação e o baixo consumo de água.

 

1 – O problema em não beber água

Para quem não tem consciência do problema de não beber água, quando ficamos sem água o suficiente, podemos passar por diversos problemas que serão compartilhados com você agora mesmo. Fique atento a esses problemas:

Não beber bastante água pode causar a fadiga, pois o nosso corpo se desidrata e com isso as atividades das enzimas é reduzida, provocando a fadiga. A fadiga é um problema de saúde que faz com que a gente não tenha energia para realizar as atividades que estamos acostumados na nossa rotina.

O nosso corpo é composto por mais ou menos 60% de água e isso faz com que os nossos órgãos sejam dependentes desse líquido tão importante para conseguirem funcionar de forma normal. Quando estamos bebendo a quantidade de água suficiente para o organismo, fazemos com que ele possa combater os radicais livres e conseguir evitar o envelhecimento precoce da pele e dos órgãos.

A água sozinha não é capaz de conseguir queimar as gorduras e nos fazer perder peso, mas ela tem um papel bem importante nas dietas que estão voltadas para o emagrecimento. Beber bastante água faz com que os resíduos e toxinas sejam eliminados, trazendo uma maior sensação de saciedade, o que faz com que o nosso metabolismo possa se acelerar. Portanto, quando não bebemos bastante água, fazemos com que o nosso corpo não receba todos os nutrientes importantes.

Beber bastante água é importante para conseguir eliminar as toxinas da nossa corrente sanguínea e tornar o processo de circulação de sangue mais fácil. O nosso sistema circulatório necessita de água para conseguir funcionar bem, pois o volume de sangue do corpo não é o suficiente para preencher todas as artérias, veias e capilares. Por conta disso, não beber água pode causar a pressão arterial alta e baixa.

Além disso, a desidratação faz com que um excesso de líquido drenado desde o interior das células tente impedir que a perda consiga produzir mais colesterol. Por isso, o colesterol ruim fica mais alto.

Para que as fezes consigam se formar da forma certa e possam ser eliminadas com facilidade, é necessário ter bastante líquido no corpo para conseguir processar os alimentos e lubrificá-los para que não haja dificuldades. Quando a gente está desidratado, o corpo não conseguem encontrar líquido suficiente para eliminar os resíduos e começa a sofrer com as questões de prisão de ventre.

A falta de água pode fazer com que o nosso organismo não consiga realizar a secreção de sucos digestivos e isso pode gerar diversos problemas no estômago, como a úlcera e a gastrite. Além disso, a água é muito importante para que o nosso sistema imunológico permaneça forte, conseguindo prevenir diversas doenças respiratórias. As membranas mucosas da região respiratória são úmidas para ter uma camada protetora em relação aos agentes contaminadores do ar, por isso a falta dessa umidade, pode causar problemas respiratórios.

Beber bastante água faz com que o nosso pH no sangue se mantenha equilibrado. O que acontece é que a nossa alimentação e outros fatores podem deixar o nosso corpo mais ácido, causando diferentes e diversos problemas de saúde.

O nosso corpo precisa de uma certa quantidade de água para conseguir suar entre 500 ml e 700 ml de água. Com essa quantidade de suor, ele consegue eliminar as toxinas e os resíduos que acabam provocando as irritações de pele e eczemas.

O nosso sistema urinário e as funções renais são extremamente dependentes da quantidade de água que bebemos todos os dias. Por isso, quando estamos desidratados não damos a quantidade água suficiente para que os sistemas urinários e excretores funcionem bem. O risco disso é sofrer de vários tipos de infecções urinárias, como é a cistite. Para isso, é fácil de perceber se ela está acontecendo, por conta de uma cor amarelo escura e um forte cheiro na urina.

Não beber água o suficiente pode nos deixar desidratados e isso faz com que o corpo e a corrente sanguínea acumulem mais toxinas, fazendo com que o corpo sofra de dores. A falta de água pode aumentar bastante as dores do reumatismo.

Além disso, a desidratação mais séria pode causar um desequilíbrio entre o potássio e sódio, elementos essenciais para o organismo. Quando eles estão em falta, podemos passar por consequências graves, como é o caso de transtornos cardiovasculares.

Portanto, se você conseguiu se identificar com alguma das questões citadas acima é necessário começar a beber mais água no seu dia a dia. Ter uma boa hidratação faz com que o nosso organismo funcione muito bem, por isso a dica é consumir pelo menos dois litros de água por dia. Tornar isso um hábito em sua vida é muito importante para evitar problemas de saúde, como os citados acima.

Então, é necessário lembrar que beber água em quantidades corretas é a melhor maneira para conseguir manter saudável o funcionamento dos órgãos e do corpo, conseguindo assim ter uma vida mais tranquila e plena.

Evitar os problemas de saúde citados acima é a motivo mais do que suficiente para buscar andar sempre com uma garrafa de água por aí A sua qualidade de vida com certeza vai melhorar e a levar esse hábito é necessário não só agora, mas pelo resto da vida.