Quais alimentos devo evitar a todo custo?

Há diversos alimentos que são muito importantes para que a nossa saúde esteja bem cuidada, mas também existem aqueles que são capazes de prejudicar a saúde. São aqueles alimentos que fazem com que a gente engorde, consumam mais energia e há aqueles que podem até causar inflamações ou substituir os nutrientes bons para o nosso organismo.

Para poder ter uma qualidade de vida e manter a saúde boa, é preciso combinar uma boa alimentação e bem-estar físico e mental. Para alcançar esse nível de saúde, é necessário mudar alguns hábitos que são prejudiciais para a nossa saúde. Os nossos hábitos alimentares costumam ser bem ruins, pois esquecemos que os alimentos são capazes de levar nutrientes importantes para que o nosso corpo funcione bem.

 

1 – O que tirar da minha dieta alimentar?

Muitos alimentos são muito importantes para a nossa saúde e para manter um bom funcionamento do nosso corpo. Os alimentos ruins podem trazer diversos prejuízos para a nossa vida, por isso é muito importante escolher os alimentos certos e que vão pesar menos na balança e serão capazes de trazer mais nutrientes. Isso pode ser difícil, mas vamos te dar as dicas certas de alimentos para evitar na sua saúde.

 

1# Margarina

Boa parte das margarinas possuem gordura trans, responsável por aumentar o colesterol ruim e baixar o colesterol bom. Isso pode fazer com que haja coagulação, problemas nos vasos sanguíneo, prejudicial para o coração e não faz bem para a cintura também. A dica para não ficar longe é escolher aquelas que possuem menos calorias ou sejam livres de gordura trans, ou até mesmo reduzir o consumo.

 

2# Refrigerante

Os refrigerantes são muito calóricos por conta do açúcar ou da frutose do xarope de milho, o que deixa o líquido mais doce, sendo um dos grandes causadores da obesidade. O refrigerante é ruim para os dentes, provocando a formação de cáries, além dos refrigerantes de cola conseguirem enfraquecer os ossos. No lugar de beber refrigerante para matar a sua sede, a água pode ser a melhor opção para esses casos.

 

# Leite Integral

O leite integral é rico em gordura saturada, o que faz com que o nível de colesterol ruim aumente, trazendo inflamações e contribuindo para o entupimento de artérias. É necessário ter atenção com o coração e a cintura, tentando escolher um leite mais magro e que não tenha gordura. Pelo menos com um 1% de gordura, assim já é reduzido o que faz de ruim e leva as partes boas do leite como as proteínas, cálcio, potássio e vitamina D para o corpo.

 

# Pão tipo bagel

Esses são pães feitos com farinha branca refinada e não trazem mais fibras e os nutrientes que são bons para a saúde. Se a sua refeição for feita através de uma bagel, tente escolher os integrais ou aqueles feitos de farinha de aveia. Tente tirar o recheio com gordura e calórico, usando algum tipo de queijo light, manteiga saudável ou vegetais.

 

# Confeitaria

Os alimentos doces de confeitaria são as piores opções para começar o seu dia, pois a maioria é feito de farinha de trigo, possuem muito açúcar e aqueles que são de fruta, praticamente não contam com esses alimentos. A maioria desses alimentos possuem uma quantidade muito grande de açúcar, o que faz com que a taxa de açúcar no sangue aumente bastante, trazendo muita energia para a manhã. A dica para substituir isso é comer algum pão menor, com alguma geleia de frutas caseira e que possua pouco açúcar.

 

# Salsicha

A salsicha possui mais de 80% das calorias só de gordura saturada, além de que as carnes processadas para formar o alimento podem trazer problemas no coração e câncer de cólon. A dica então é trocar a salsicha comum por uma de frango ou peru, pois essas possuem menos gordura e tem mais proteína de qualidade.

 

2 – O que posso comer?

Existem diversos carboidratos e açúcares que são liberados para o consumo. Por exemplo, as frutas inteiras no lugar do suco são ótimas opções. Vegetais e legumes sempre liberados, além de quinoa, arroz integral, feijão e raízes como mandioca e batata.

É importante lembrar que a gordura nem sempre é ruim e ela não é a causadora pelo aumento de peso das pessoas, a culpa é sempre do açúcar e do excesso de carboidratos e grãos. As gorduras ruins fazem com que o corpo não trabalhe de forma normal e quando são consumidas em excesso realmente contribuem para o aumento de peso.

As gorduras boas são armazenadas no corpo se forem consumidas em excesso, mas quando comemos gorduras boas na quantidade ideal, elas conseguem ajudar o corpo e ainda botam para fora a gordura estocada, bem mais rápido. As gorduras boas que podem ser consumidas são os azeites, as frutas que possuem gordura como o coco e o abacate. Além disso, os ovos e frutas como nozes, castanhas e amêndoas estão liberadas.

Por isso, tirando os alimentos indicados aqui e alguns carboidratos em excesso, está liberado o consumo de carnes como peixes, frango, peru, carne vermelha. O corpo humano processa muito bem as carnes. A carne é rica em proteínas e não possui carboidratos, ou seja, não tem açúcar. Comer uma quantidade moderada com uma gordura baixa, como as das carnes brancas, é o cardápio ideal.

Por isso, existem alimentos que devem ser evitados e não consumidos jamais, mas existem aqueles que só precisam de certa moderação no consumo. Esses alimentos podem estar causando o seu aumento de peso ou a sua dificuldade para conseguir emagrecer de fato. Muitos alimentos tidos como saudáveis possuem calorias altas, por isso o consumo exagerado também não está liberado.

A ideia é sempre conseguir ter uma dieta balanceada e conseguir colocar no seu prato todos os grupos alimentares, sabendo comer de forma moderada e sem exageros. Essa é a chave para conseguir emagrecer e conseguir ter uma dieta saudável, fazendo com que o emagrecimento e a perda de peso sejam efetivos.