Prática de exercícios no combate a depressão

Aproveitamos o mês de prevenção ao suicídio para falar sobre a  depressão (CID 10 – F33), uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é considerada o “Mal do Século” e, em quadros mais graves, pode desencadear doenças cardiovasculares como infarto, AVC e hipertensão.

A melhor maneira de tratar e prevenir é cuidando do corpo e da mente. Novas descobertas científicas comprovam a eficácia da prática regular de exercícios no combate a doença, já que durante a atividade física o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão: a endorfina, popularmente conhecida como “hormônio da alegria” por promover sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores; e a dopamina, que apresenta efeito analgésico e tranquilizante. Ambos apresentam influência direta sobre o humor e as emoções. 

Exercícios aeróbios, de 20 a 40 minutos entre 120/140 batimentos cardíacos por minuto, duas vezes por semana, têm a capacidade de liberar B-endorfina.Enquanto os exercícios ao ar livre proporcionam a produção de serotonina, um importante neurotransmissor que ajuda, a regular nosso humor e a temperatura corporal. Os benefícios desse tipo de atividade são maior sensação de  de energia e motivação, juntamente com a redução da tensão, raiva, confusão mental e depressão.

Alguns exercícios que auxiliam no combate a doença:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • RPM;
  • Sprint;
  • Funcional Cycle;
  • Circuito Funcional;
  • Zumba;
  • Yoga;
  • Pilates;

A depressão não tem cura, mas pode ser controlada? Minimizada? Amenizada? com ajuda de médicos, psicólogos, apoio familiar, uma rotina com alimentação adequada e prática de exercícios físicos. Ter coragem, vencer a inércia e partir para ação potencializa o tratamento e deixa os dias mais saudáveis. A equipe Praktika faz parte do movimento setembro amarelo e está à disposição para quem precisar!

Se você não é aluno Praktika e deseja conhecer nossa estrutura, você pode fazer 7 dias grátis, clique aqui. Oferecemos mais de 20 modalidades com treinos variados que vão te ajudar a exercitar o corpo e a mente.  Então saia da inércia, o apoio da família e uma rotina de exercícios para amenizar a depressão.