Noites mal dormidas causam envelhecimento precoce e obesidade

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A necessidade de uma boa noite de sono não se resume apenas ao descanso físico e mental. Durante o sono, ocorrem vários processos metabólicos (físico-químicos), hormonais (sistema endócrino) e de reconstrução celular e de tecidos (fator nutricional) que, se alterados, podem afetar o equilíbrio fisiológico a curto ou até mesmo a longo prazo.

A soma das horas de noites mal dormidas resultam em menor vigor físico, envelhecimento precoce, deixa vulnerável a infecções, obesidade, hipertensão arterial e ao diabetes (fatores de regulação hormonal).  O mal estar ao levantar-se da cama como dores nas costas, pernas, pescoço e braços podem ser resultados de má postura do sono e também, o acúmulo dos hábitos inadequados ao praticar atividade física, ao dirigir ou pilotar, ao sentar-se entre outros movimentos.

 

Dicas par uma noite mais tranquila e saudável

  • Ao dormir de lado, use um travesseiro que deixe a cabeça em um ângulo de noventa graus em relação ao ombro, mantendo a cabeça reta ou posição neutra
  • Outro travesseiro deve ser colocado entre os joelhos e ainda outro de menor tamanho para apoiar o braço que fica em cima, ou ainda poderá abraçá-lo.
  • Na posição de barriga para cima use um travesseiro que sustente sua cabeça e um ou mais travesseiros embaixo dos joelhos. Nesta posição é ideal que a coluna fique totalmente apoiada no colchão, evitando acentuar (aumentar) a lordose lombar (a curva no final da coluna próxima do bumbum), deixando-a em posição anatômica.
  • Faça opção por colchão que acomoda melhor o corpo e mantém a coluna em posição anatômica, considerando peso individual ou do casal. Detalhe, o colchão duro demais deixa os músculos tensos e a coluna entorta colchão muito mole o corpo não encontra sustentação e a coluna também fica torta, por isso a escolha deve ser individual e mais personalizada possível.
  • Quando o material cede é que está na hora de trocá-lo.

 

Evite!

  • Travesseiro estiver mais alto que a linha do ombro onde a curvatura da porção cervical da coluna ficará acentuada causando um alongamento lado do apoio da cabeça e um encurtamento do lado de cima.
  • Posicionar um ou os dois braços embaixo do travesseiro ou da cabeça pode causar má circulação, desvios posturais e bursite.
  • Dormir de barriga para baixo deixa a coluna em desalinhamento total

 

Melhore seu dia com atitude simples e garanta uma noite de sono mais  saudável

  • Procure acordar uns três minutos antes, espreguice-se e alongue-se (ao menos se esticar) antes de sair da cama. Com  isso você prepara os músculos e a mente para enfrentar a correria e ganha disposição.
  • A atividade física orientada por um profissional habilitado auxilia e muito o equilíbrio hormonal, a absorção dos nutrientes dos alimentos, a regulação de fármaco como repositores hormonais e de nutrientes como o cálcio, melhora a atividade cardiorrespiratória além de regular o metabolismo auxiliando a perda de gordura e ganho de massa muscular, o que irá proporcionar um melhor relaxamento aliviando o estresse levando a uma noite de sono mais agradável.

 

Colaborador
Alexandro C. Centurião
CREF 2908-G/MS.

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