Dia das Crianças: reverter a obesidade infantil pode ser o melhor presente

O Dia das Crianças está chegando e você já pensou qual será o presente? Sugerimos dar o start para reverter o quadro da obesidade infantil do(a) pequenino(a) que está a sua volta e nós podemos te ajudar.

O Ministério da Saúde adverte que o sobrepeso na infância pode acarretar em doenças crônicas na vida adulta, que podem matar precocemente. No Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso e os dados já são tratados pelo órgão como epidemia, pois nas últimas quatro décadas, o número de crianças e adolescentes com sobrepeso aumentou em 10 vezes.

Uma criança obesa tem baixa autoestima, dificuldade de concentração e ansiedade elevada, que consequentemente afetam no aprendizado. Dentre as patologias que podem acarretar estão a hipertensão, diabetes, problemas osteoarticulares, hiperlipidemia (aumento no colesterol e triglicerídeos), gordura no fígado, apneia, refluxo gástrico, com consequências drásticas como AVC e infarto.

Então que tal começar a incentivar melhores hábitos o quanto antes? A Praktika pode te ajudar.

O que preciso fazer?

O primeiro passo é a família se organizar para que em casa a criança tenha pouco ou nenhum acesso a alimentos ultraprocessados, que estão diretamente ligados aos causadores da obesidade se ingeridos em excesso. Uma dica é envolver a criança na preparação da sua própria lancheira, assim ela poderá aprender quais alimentos são mais benéficos, por exemplo, trocando o salgadinho embalado por um sanduíche natural ou a bolacha recheada por frutas.

No dia-a-dia introduza mais legumes, verduras e carnes no almoço e jantar e evite excessos de carboidratos para um emagrecimento mais eficaz. Evite também doces e frituras. Lembre-se que a família toda deve cooperar, pois o exemplo é melhor seguido e compreendido do que apenas palavras.

Alie a alimentação saudável ao exercício físico

Na Praktika você tem acesso à nutricionista e a diversos treinos para seus pequenos com nossa equipe de educadores físicos. Além da musculação com personal, temos o Ninja Kids, com atividade física aliada aos princípios das artes marciais para crianças de 4 a 13 anos e o Funcional Kids, com exercícios que usam o próprio corpo para melhorar a flexibilidade, postura e concentração, para crianças de 6 a 12 anos.

Ambos trazem o benefício de combater a obesidade com muita diversão! A Praktika também tem o cuidado de manter essas aulas em horários que em geral são os mesmos em que os pais estão na academia, para facilitar a conciliação de rotinas e cuidados de toda a família.

O sedentarismo contribui para a manutenção do sobrepeso, já o exercício físico está intimamente ligado à produção de hormônios bons como a endorfina, que regula a percepção da dor, ajudando a relaxar, gerando prazer como um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, geralmente sensações frequentes em processos depressivos.

Portanto, mais do que presentear a criança com um novo estilo de vida, ao trazê-la para uma rotina mais saudável você estará garantindo um presente e futuro mais feliz! Saiba mais sobre nossa equipe e horários em: www.praktikaacademia.com.br