Cuidados com a alimentação nas férias

Aluno(a) Praktika, o fim de ano está chegando e nem sempre resistimos a todas as festas e a quebra de rotina que as férias nos permite, não é mesmo? Pois bem, aqui vão algumas dicas para que você continue com os cuidados de uma boa alimentação para manter o corpo que tanto suou para conquistar.

Primeira coisa é volte à disciplina de quando não estava livre. Por que conseguimos manter as rédeas quando estamos abarrotados de comrpomissos? Nas férias, com mais tempo, deveria ser ainda mais fácil manter a disciplina, pois se está com menos atividades para fazer e, portanto, é possível manter uma rotina melhor.

Falando nisso, a segunda dica é faça marmitas e pequenos lanches. Quando estamos de férias, geralmente, nos deparamos com duas situações: ou ficamos com muita preguiça de cozinhar ou adoramos ter esse momento só nosso. Se você permeia por mais tempo na primeira opção utilize-se das marmitas pré-prontas. Tire o dia em que está inspirado(a) e faça comida a mais.

Congele em porções para que nos outros dias tenha o que comer de forma saudável e sem ter que buscar qualquer almoço na rua, que não corresponde ao seu plano alimentar. Manter o peso é também é um compromisso tão intenso quanto tentar perder.  

Mesma coisa é possível fazer com lanchinhos para os intervalos, seja com frutas secas ou oleaginosas, quanto sanduíches naturais caprichados. Ao sair de casa sem algo de reserva nos faz cair na tentação mais facilmente. Quem sabe isso não pode entrar nas suas novas metas, que é nossa próxima dica. Crie desafios para você cumprir quanto à alimentação, que antes não tentou: ficar sem comer bobeira por tantos dias; ou um dia tentar fazer jejum; em outro provar novos ingredientes; no outro oferecer um jantar saudável aos amigos; e assim vai!

Beba muita água! Essa, claro, não poderia faltar. Ainda mais se você for se aventurar por aí, viajando ou passando dia no parque, não esqueça da poderosa água, essencial ao nosso corpo. Em contrapartida, evite álcool é nossa última dica. Suas férias podem ser maravilhosas com um drink ou outro, mas lembre-se do quanto se esforçou e as bebidas alcoólicas – se consumidas em exagero – vão desfazer seus ganhos. Sendo assim, compense os deslizes: faça sucos detox e venha Praktikar!