Carboidratos: Veja como reduzir o consumo em 9 passos

Os carboidratos fazem parte da nossa alimentação e consumimos muitas vezes sem nem perceber. Quando a gente reduz o consumo de carboidrato fazemos com que o corpo melhore sua saúde e consiga emagrecer. Uma forma de conseguir esse resultado é através da dieta Low Carb, contribuindo para melhorar os níveis de açúcar no sangue.

A dieta low carb é uma ótima forma de melhorar os níveis de açúcar no sangue e cortar o carboidrato traz diversos benefícios para a saúde. Essa dieta consegue ajudar no emagrecimento e mantém a diabetes controladas. Se você se interessou, mas não sabe como começar, confira algumas dicas:

 

1 – Como reduzir o consumo de carboidratos?

 

# Dê adeus as bebidas açucaradas

As bebidas que possuem adição de açúcar são prejudiciais para o corpo, conseguindo aumentar o risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2 e a obesidade. Em média, uma lata de refrigerante contém 38 gramas de carboidrato. Os chás gelados adocicados também possuem uma quantidade alta de carboidratos.

É preciso então evitar o consumo de bebidas adoçadas com açúcar e tentar cortar realmente da sua alimentação. Uma excelente recomendação é a água com limão, chás gelados, água de coco, água gelada ou outra bebida que não tenha a adição de açúcar refinado.

 

# Sem pão com glúten no cardápio

O pão está presente na dieta de muitos brasileiros, mas é um alimento muito rico em carboidrato e dificilmente, contém um número alto de fibras. O pão branco é feito de grãos refinados e isso não faz bem para quem quer emagrecer.

Até mesmo os pães de centeio apresentam cerca de 15 gramas de carboidrato por fatia. Mesmo que o pão integral possui vitaminas e minerais, existem mais alimentos que podem trazer os menos nutrientes, só que com menos carboidrato. Por exemplo, escolha os alimentos como os vegetais, nozes e sementes.

 

# Lanches low carb

Os lanches que estamos acostumados a comer como batata frita, biscoitos não são saudáveis e não trazem saciedade. Escolher lanches que sejam low carb e que possuam proteínas é uma ótima forma de matar a fome.

Você pode optar por consumir amêndoas, amendoim, macadâmia, nozes, avelã. Esses são alimentos que possuem pouco carboidrato e são ricos em fibra.

 

# Inclua ovos no cardápio

Até o nosso café da manhã é rico em carboidrato, mesmo que a gente consuma uma pequena quantidade desses alimentos. Um pouco de cereal de granola contém bastante carboidrato, mesmo sem a presença do leite.

Os ovos são excelentes alimentos para serem consumidos no café da manhã. O ovo tem menos de 1 grama de carboidrato. Eles também são uma ótima fonte de proteína e de alta qualidade que consegue auxiliar a se saciar por horas e para comer menos calorias durante o dia. Os ovos são muito versáteis e podem ser preparados de formas diferentes.

 

# Escolha os legumes

Sair para almoçar ou jantar é bem difícil, ainda mais no processo de adaptação da dieta low carb. Os restaurantes possuem batatas, massas e pães que são muito atrativos. Porém, esses amigos trazem uma quantidade absurda de carboidrato, o que prejudica a dieta. Claro que depende da porção, mas normalmente é bastante coisa. Os vegetais podem saciar a fome e são low carb.

 

# Troque a farinha refinada

A farinha de trigo é rica em carboidratos, a farinha de trigo integral tem mais fibra do que a comum, mas possui tanto carboidrato quanto a outra. As farinhas que são feitas a partir de cocos e nozes são ótimas soluções.

 

# Deixe de lado o leite de vaca

O leite possui bastante carboidrato, pois possuem o açúcar conhecido como lactose. Existem diversos tipos de leite disponíveis e que podem substituir o leite de vaca O leite de coco e o leite de amêndoas são os mais populares, porém existem tipos de leite vegetal.

O cálcio, vitamina D e outras vitaminas e minerais são adicionados ao leite para conseguir contribuir para o valor nutricional, mas é preciso verificar se não há a presença de açúcar. É sempre bom olhar a embalagem para garantir de que a bebida tem alto valor nutricional e é saudável.

O Kefir é um probiótico natural e pode ser uma excelente opção. Com o kefir dá para preparar queijo, iogurte, sorvete, cream cheese e usar em outras receitas no lugar do leite de vaca.

 

# Gorduras boas

Alimentos com gordura saudável são recomendados e podem ser consumidos. A gordura é importante dentro de uma dieta low carb, por isso é bem importante escolher aquelas que vão trazer benefícios para a sua saúde e colaborar com a dieta.

As opções mais saudáveis de gordura saudável é o óleo de coco virgem e o azeite extra-virgem. O óleo de coco virgem é uma gordura satura que é bem estável a temperatura de cozimentos altos. Boa parte da sua gordura é de triglicerídeos de cadeia média e conseguem reduzir a gordura da barriga.

O Azeite extra virgem é bom para conseguir reduzir a pressão sanguínea e melhora também a função das células que revestem as artérias, ajudando a evitar o ganho de peso.

 

# Rótulo dos alimentos

Checar os rótulos dos alimentos é bem importante para verificar as informações sobre o teor de carboidratos desses alimentos. É preciso fazer as contas e conseguir ter noção do quanto de carboidrato você está consumindo em cada alimento embalado ou enlatado.

Esse controle consegue controlar o açúcar no sangue, reduzindo a necessidade de uma medicação e também as complicações diabéticas. É importante também consultar um médico para poder fazer essa redução de carboidratos.

Preferir alimentos naturais já muda bastante a nossa saúde e o foco no emagrecimento. É preciso ter disciplina e determinação para evitar os alimentos que fazem mal para a saúde. É importante mudar os hábitos alimentares para conseguir atingir os seus objetivos e ter uma qualidade de vida melhor.

Para saber tudo sobre a dieta low carb e aprender como reduzir o consumo de carboidrato, confira o nosso e-book no site.