Alimentos para aumentar sua disposição!

A nossa rotina pode ser algo bem cansativo e pode nos faltar disposição para realizar as atividades do dia a dia mesmo. Por conta disso, é necessário considerar mudar os seus hábitos alimentares. Com o dia a dia corrido, o corpo precisa de mais energia para conseguir aguentar o peso dessa rotina. Por isso, é possível utilizar-se de alguns alimentos para trazer maior disposição.

Incluir ingredientes que podem fazer com que a sua alimentação seja mais saudável e alimentos que podem te trazer mais disposição é bem importante para conseguir melhorar a sua qualidade de vida. Então chega de ficar indisposto em casa e sem forças para levantar para mais um dia de rotina estressante. Confira as nossas dicas!

 

1 – Alimentos que dão mais disposição para o organismo

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira e que oferece carboidratos, sendo uma excelente opção de energia para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, ela é uma fruta rica em vitaminas B1 e B2, C, antioxidantes e de fonte de gordura insaturada, que conseguem colaborar com o controle do colesterol e da pressão arterial.

A água de coco é uma bebida naturalmente energética, cheia de vitaminas e minerais bem importantes para manter o bom funcionamento do corpo. Ela consegue melhorar a disposição e é uma das melhores opções, depois da água, para conseguir se hidratar.

A banana é uma fruta com triptofano que é um aminoácido precursor da serotonina; A serotonina consegue ajudar em diversas funções, como na regulagem do sono, no humor e ajuda a prevenir questões emocionais. A banana é também uma ótima fonte de potássio e quando estamos com pouco potássio no organismo podemos ter fraqueza muscular, fadiga, apatia mental e câimbras.

O guaraná é uma fonte de cafeína que consegue estimular o sistema nervoso. Quando usamos ele com moderação, podemos notar melhora no ânimo e na disposição, podendo ser usado em sucos e vitaminas.

A maca peruana é uma planta medicinal que ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço. É uma ótima fonte de energia com vitaminas do complexo B, vitaminas C e E e selênio, que ajudam como antioxidantes.

O chá verde é uma ótima fonte de cafeína também, sendo considerado um termogênico, ou seja, consegue acelerar o metabolismo, fazendo com que se gaste mais energia e promova a queima da gordura corporal. Ele consegue aumentar a disposição, melhorando também o humor e o bem-estar, por conta do aminoácido que é liberado no corpo, aumentando a produção de serotonina e dopamina.

As oleaginosas como as nozes, amêndoas e castanhas são ótima fonte de proteína vegetal e de gorduras insaturadas. Conseguem oferecer nutrientes que ajudam na redução da pressão arterial, controle do colesterol e das triglicérides. São ricas em magnésio, selênio e cobre, ajudando a diminuir o estresse e melhorando a produção de energia e memória.

O mel é um alimento que possui dois tipos de carboidratos, a glicose e a frutose. Isso faz com que ele seja um alimento energético, aumentando a disposição e combatendo o cansaço. É uma boa fonte de vitamina C, com ação antioxidante e vitaminas do complexo B que conseguem melhorar o metabolismo e produzir energia, desintoxicando o organismo. É rico em fósforo, cálcio, enxofre, potássio e magnésio.

A aveia integral é boa fonte de carboidratos que apresentam baixo índice glicêmico, o que traz mais energia sem aumentar a liberação de insulina. A aveia consegue ajudar no controle das taxas de açúcar no sangue e traz mais saciedade. É uma boa fonte de vitaminas do complexo B, o que traz mais energia e disposição.

O chocolate amargo quando consumido de forma moderada ajuda no emagrecimento e é uma boa fonte de antioxidantes, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde do coração. Como apresenta cafeína, consegue manter o corpo mais disposto.

 

2 – Dicas para melhorar a disposição e o humor

Para conseguir estar em estado de alerta é necessário investir em proteínas, pois quando digeridos eles se quebram em aminoácidos. O aminoácido conhecido com tirosina consegue aumentar a produção de dopamina e adrenalina, o que faz com que a energia e o estado de alerta estejam ampliados.

Os alimentos com bastante proteína mais conhecidos são as carnes vermelhas, aves, peixes e ovos. Se você não consome esse tipo de alimento, é possível investir em outros alimentos ricos em proteína, como os legumes, queijos ou leite.

Para quem quer relaxar e diminuir o estresse, precisa investir no consumo de carboidratos. Comece carboidratos consegue aumentar os níveis de insulina que realizam uma limpeza nos aminoácidos do sangue, exceto o triptofano. Este é um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, o que faz com que a sensação de dor, apetite sejam diminuídas, melhorando o sono e trazendo mais calma.

As dietas que induzem a comer menos carboidrato por muitos dias, podem fazer com que o humor fique mais depressivo. Os alimentos que possuem bastante carboidratos são os pães, biscoitos integrais, cereais, frutas, arroz e massa integral.

Inserir ovos na dieta é uma forma de melhorar a memória e, a concentração. As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos ricos em colesterol como o fígado e os ovos. Quando não comemos isto, nossa capacidade de concentração e de memória podem ficar prejudicadas. O ideal é incluir esses alimentos na sua dieta, comendo de forma moderada.

Portanto, é muito importante ter cuidados com a alimentação para que o corpo continue tendo um bom funcionamento. Por isso, como vivemos em uma rotina muito cansativa e estressante, é necessário cuidar um pouco da alimentação para evitar os problemas de falta de disposição e exaustão.

Os alimentos que consumimos fazem com que o nosso organismo mantenha funcionando bem, por isso para termos mais disposição e energia, é necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada. Realizar refeições leves é bem importante para que não sentir aquela sensação de cansaço e de peso. O corpo precisa de proteínas para ter energia, então faça de tudo para incluir esse alimento na sua dieta.